Como manter o foco e a inspiração em tempos difíceis

PESSOAS 3“Nenhum pessimista jamais descobriu o segredo das estrelas ou navegou para terras desconhecidas, ou abriu novos caminhos para o paraíso”, observou Helen Keller. Neste mundo confuso em que vivemos, uma dose saudável de otimismo vai nos ajudar a lidar com os desafios diários, mantendo-nos inspirados mesmo diante das dificuldades. Mas somente o hábito do pensamento positivo não é suficiente. Para realmente superar os obstáculos inevitáveis que aparecerão em seu caminho, você deve aprender estratégias específicas para gerenciar contratempos e transformar as dificuldades em força. Robin Sharma, autor de Mega-living (ainda sem tradução no Brasil) e sócio da Sharma Leadership International, oferece-nos este mês cinco pontos para manter a motivação, a inspiração e o foco ao lidarmos com dificuldades:

1. Procure pelas oportunidades: O grande filósofo motivacional Napoleon Hill disse certa vez que cada dificuldade em nossas vidas contém uma semente de oportunidade equivalente. A pessoa de caráter verdadeiro tem a coragem de encontrar essa semente e aproveitá-la, de forma a caminhar para novos níveis de sucesso. Problemas fazem parte da nossa vida. As únicas pessoas que não têm com o que se preocupar estão enterradas. Ao defrontar-se com um aparente fracasso ou rejeição, pergunte-se simplesmente: “O que posso aprender com isso?”. Use então essa experiência para crescer de forma mais eficaz no que você faz. Lembre-se de que o fracasso é a estrada do sucesso. Como notou J.P. Guilford: “Viver é ter problemas, e resolver problemas é crescer intelectualmente”.

2. Visualize um dia melhor: Uma das melhores e mais poderosas maneiras de manter o foco e as energias ao deparar-se com um problema é simplesmente fechar os olhos e visualizar um dia em que tudo será muito melhor. Visualize as coisas indo do jeito que você gostaria que fossem. Mentalize esse mundo ideal acontecendo de forma vívida, e conecte-se emocionalmente com a sensação de bem-estar que você terá uma vez que chegar lá. Jonas Salk, criador da vacina antipólio, disse certa vez: “Eu tive sonhos, e eu tive pesadelos. Eu superei meus pesadelos por causa dos meus sonhos”. Ao ancorar-se com uma visão positiva do futuro, você se manterá motivado, não importa quão dura seja a sua realidade atual.

3. Conecte-se à verdade: Existe certas “verdades” e “leis naturais” do sucesso que não mudam com o passar dos anos. Infelizmente, com o ritmo acelerado em que a maioria de nós vive atualmente, freqüentemente perdemos de vista essas verdades, como por exemplo: “Antes de toda grande vitória existem grandes adversidades” ou “Aprendemos e crescemos com nossos maiores fracassos” ou ainda “Ninguém consegue deter quem se nega a ser detido”. A simples disciplina diária de ler livros inspiradores, motivacionais ou simples textos de grandes filósofos antes de ir dormir, ou a primeira coisa pela manhã, vai fazer com que você se reconecte com essas verdades. Essa sabedoria vai inspira-lo pelo resto do dia, e os seus problemas não parecerão tão grandes assim.

4. Selecione, reflita e corrija: A reflexão é a mais poderosa arma que existe no mundo dos negócios, mas também é uma menos utilizadas. O cientista francês Blaise Pascal refletiu certa vez que “Todas as misérias do ser humano são provocadas por ele não conseguir sentar-se, quieto, sozinho num quarto”. O hábito de ir regularmente a um lugar sossegado e refletir sobre as causas, soluções e – por que não? – benefícios de um determinado problema que você pode estar enfrentando melhorará enormemente o nível da sua eficácia pessoal e profissional. Pensar profundamente sobre as coisas que você tem feito (e como tem feito) vão ajuda-lo a conhecer-se melhor – o que, por outro lado, vai ajudar a prevenir futuros erros. Faça com que os seus erros no passado tenham servido para alguma coisa. Transforme pedras nas quais você tropeçou em degraus para o sucesso. A não ser que você reflita, e depois corrija, os erros do seu passado, você estará fadado a repeti-los

5. Mantenha a perspectiva: Stephen Hawking, um dos maiores pensadores e cientistas da atualidade, notou que vivemos num planeta pequeno de uma estrela (sol) mediana, localizado nos limites externos de uma das centenas de milhares de galáxias que existem. Vendo a coisa desse jeito, será que seus problemas são realmente tão significantes? No calor da coisa, quando estamos metidos até o pescoço no problema, nossas dificuldades podem parecer calamidades gigantescas. Com o passar do tempo, passamos a ganhar uma perspectiva daquilo, e ver que geralmente a coisa não era tão grave assim. Todos os grandes profissionais, em qualquer área, têm fortemente desenvolvida a capacidade de colocar contratempos na sua perspectiva correta, aprendendo e depois avançando novamente com confiança em busca de seus sonhos. Nunca perca de vista o fato que você tem impacto na vida das outras pessoas, e que você pode fazer a diferença. Isso talvez seja o mais importante. Como disse o poeta Rumi, um dos preferidos de Deepak Chopra: “Quando você estiver morto, procure por um lugar de descanso, não na terra, mas no coração dos homens”. Palavras sábias, de um homem sábio.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s