10 características dos seus clientes hoje – você está preparado?

download
Por Raúl Candeloro

Antes de mais nada, muito obrigado a todos que participaram da votação sobre a história que deveria receber o champagne.

Muita gente se emocionou com o depoimento das duas pessoas e até nos mandaram mensagens que tinham ficado motivadas só de ler as histórias.

Tenho que admitir que não tinha pensado nisso, mas se motivou… Melhor ainda!

Resultados saem em breve. Por enquanto, empate técnico!

Recado dado, vamos agora ao conteúdo desta semana: 10 características dos seus clientes hoje.

Tenho falado com muita frequência sobre a necessidade de diferenciar-se para concorrer.

Como existe ainda muita dúvida sobre isso, resolvi criar uma lista rápida com assuntos que têm surgido nos trabalhos que os alunos do GEC (Gestão de Equipes Comerciais) e APV (Alta Performance em Vendas) me mandam.

Características dos clientes atuais – você está preparado?

1) Seus clientes estão cada vez mais conectados – Twitter, Facebook, Linkedin, Youtube. E falando abertamente sobre suas experiências de compra.

2) Clientes hoje pesquisam cada vez mais na internet antes de comprar de você. Google! Bing!

3) Clientes hoje qualificam muito melhor seus fornecedores e se preparam muito melhor para comprar do que vendedores e empresas qualificam seus clientes e se preparam para vender.

4) Clientes hoje valorizam cada vez mais a praticidade, a agilidade e a facilidade de fazer compras com você.

5) Clientes hoje são fortemente orientados para VALOR, lembrando sempre que a equação de VALOR é igual a BENEFÍCIO / PREÇO (benefícios divididos pelo preço). Ou seja: ou seus benefícios são muito ALTOS (fortes, claramente definidos e muito bem comunicados), ou a parte de baixo da equação é que vai sofrer (preço BAIXO!).

6) Clientes hoje entendem que o relacionamento não termina depois da compra.

7) Clientes hoje esperam que você os eduque e ensine a comprar melhor, a usar melhor o produto, a tirar o máximo proveito de serviços, a saber de novidades, tendências, lançamentos, novas ideias.

8) Clientes hoje provavelmente sabem mais sobre a concorrência do que você.

9) Clientes hoje compram 24 h por dia, 7 dias por semana.

10) Clientes hoje são extremamente céticos. Prove! (Dica do Raúl: use testemunhais de clientes satisfeitos).

A lista é bem maior, incluindo meu Decálogo do Cliente, mas esses 10 pontos acima já permitem uma boa avaliação e reflexão.

Que nota você se daria em termos de preparo para lidar com essa nova realidade dos clientes atuais?

Inclusive, esta é uma boa lista para compartilhar, debater e discutir em grupo. Quem mais na sua empresa deveria ler isso?

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s