O QUE É O ESTRESSE NO TRABALHO

As reações graves ao estresse representam alguns dos acidentes de trabalho mais registrados pela Previdência Social (Banco de imagens / sxc.hu)

O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.

O prejuízo entretanto acontece, quando as situações  estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o  descanso e recuperação física e emocional.

SINTOMAS DO ESTRESSE

Exatamente por não ser uma doença propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

Fique atento aos seguintes sintomas:

1- Se demonstra sinais de cansaço constante, dores musculares, dores de cabeça e resfriados, além da pressão alterada. Problemas gastrointestinais, distúrbio do sono ou qualquer distúrbio ou incômodo que persista por um período mais longo do que quatro a cinco dias.
Atenção também ao estado mental e emocional!

2- Como está o nível de tolerância, ânimo e atenção.
Irritabilidade, desânimo, falta de concentração.
3- Ao notarmos também que os pensamentos estão confusos, que esquecemos coisas simples e cotidianas, que nosso estado emocional está oscilando, é hora de assumirmos que precisamos cuidar e prestar mais atenção a nós mesmos urgentemente!

O estresse pode ser desencadeado por grandes e pontuais motivos, como também por inúmeros e pequenos motivos que vão se acumulando, sem que possamos perceber quando teve início.
Seja como for, a mensagem clara que nossos sistemas físico, emocional e mental estão nos enviando é a de que passamos do nosso limite!

Vejam matéria que feita pela Jornal Hoje – http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/t/edicoes/v/brasileiro-e-o-profissional-mais-estressado-do-mundo-revela-estudo/3021876/

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s