Caridade é a prática do amor

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas é fácil amar? Viver a caridade com o nosso próximo? Porém o Jesus nos deu a receita, é preciso amar o outro por amor a Deus. Se Deus é meu Amado, se o busco e amo de todo o meu coração, vou amar também o meu semelhante! Não pelas suas qualidades ou pelo que tem a me oferecer, mas por amor a Deus.

E como se pratica a caridade? Alguns acreditam que são caridosos porque dão alguns trocados ou 1kg de alimento a uma entidade beneficente. A caridade também compreende isto, pois no seu âmbito corporal, ser caridoso é dar de comer a quem tem fome, beber a quem tem sede, hospedar o peregrino ou dar casa a quem não tem, vestir os que precisam, tratar os doentes, visitar os prisioneiros, sepultar os mortos, dar esmola. Mas não esqueçamos as necessidades espirituais dos irmãos que estão ao nosso lado… caridade é prestar socorro tanto no corpo quanto na alma.

Dar bons conselhos, ensinar e instruir, orientar os deficientes, consolar os aflitos, corrigir com amor os que erram, perdoar as ofensas e injúrias, suportar os defeitos alheios, rezar pelos irmãos, inclusive pelos falecidos.

Estes gestos se tornam verdadeiros atos de caridade quando eu faço de maneira desprendida e por amor a Deus. A caridade é uma virtude maravilhosa, pois nos leva a deixar o orgulho e o egoísmo, me faz ir ao encontro do outro e não ficar só em mim mesmo.

Tudo que quero que o outro me faça, devo fazer a ele. (Mt 7,12)

O amor nos faz irmãos, e nada que eu faça vale a pena, se não for por amor!

Mônia Pokorski

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s