Câncer de Mama faça o autoexame

Autoexame nas mamas é fundamental para o diagnóstico precoce de uma doença que pode ser evitada, trago aqui algumas informações para que todos fiquem alerta, seja homem, seja mulher, pois esse mal atinge a ambos, e o fator crucial para escapar dela é o diagnóstico precoce. Repasse estas informações a todos que você ama.

O câncer ocorre quando as células de determinado órgão passam a crescer de forma desordenada e incontrolável. Estas células também param de “amadurecer” (maturar), ou seja, elas estacionam em determinado estágio de maturação (indiferenciação celular). Como conseqüência da divisão e crescimento celular desordenados, há a formação de uma massa de tecido denominada massa tumoral ou simplesmente tumor.

A palavra câncer origina-se do latim e significa caranguejo. Este crustáceo desloca-se com agilidade nos mangues, pois suas varias patas alcançam locais distantes rapidamente. A doença foi assim denominada pela capacidade que as células cancerosas possuem de se disseminar para os mais variados locais do organismo.

Tumores benignos não são considerados câncer. Geralmente podem ser removidos totalmente através de cirurgia e, na maioria dos casos, não tornam a crescer. Tumores malignos são considerados câncer. Geralmente são mais sérios que os tumores benignos e podem representar risco de vida. Muitas vezes, esses tumores podem ser removidos por cirurgia, mas eles podem voltar a se formar.

Segundo estudos epidemiológicos a estimativa para o ano de 2005 foi de 211.250 casos novos e 40.410 mortes pela doença nos Estados Unidos. No Reino Unido é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres.Nos países em desenvolvimento são diagnosticados mais de 50% dos casos mundiais de câncer de mama. No Brasil, a estimativa para o ano 2006 foi de 48.930 casos novos, com risco estimado de 71 mulheres para cada 100.000 na região sudeste1. No Brasil, assim como no mundo, o câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres entre 35 e 54 anos. Na população mundial, a sobrevida em cinco anos após o diagnóstico da referida doença é em torno de 61%.

Gostou dessa matéria? Deixe sua opinião, comente, traga novas informações, tire suas dúvidas, participe também.

Jordana Luz

RH

Anúncios
Esse post foi publicado em Enquetes, Saiba Mais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s