5 PASSOS PARA PROSPECTAR BEM

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1.Planeje

Qual o mercado que você quer atingir? Onde estão os clientes? Será que não existem outras pessoas precisando daquilo que você vende? Sem este “mapa”, você não pode nem começar a prospectar.

2. Prospect para sempre?

Tão importante quanto arranjar novos prospects é cuidar daqueles que você já tem. Aquelas pessoas que dizem “. Passe na semana que vem, que a gente conversa” há cinco meses e ainda não assinou um mísero contrato. Estude suas pendências, veja quais prospects podem realmente tornar-se clientes, mude seu enfoque. Só então passe para a frente.

3. Rejeições

Bom, um prospect ao menos vai dizer não para você, um dia. É inevitável. A diferença entre um vendedor de sucesso e um tirador de pedidos é que o primeiro continua acreditando no que vende e vai para o próximo prospect rapidamente. Isso não significa que você não deva lutar para manter as objeções baixas. Qualifique bem seus prospects para ter certeza de oferecer o item certo à pessoa certa.

4. Prepare-se

Monte um roteiro básico, tenha as respostas às objeções na ponta da língua. Prepare as perguntas que definirão quais as necessidades da pessoa na sua frente. Se quiser, monte teatrinhos com seus colegas e familiares, com alguém assumindo o papel do prospect. Mas diga para o seu filho que não vale dizer nada como: “Só compro se você aumentar minha mesada”, por exemplo.

5. Foque no cliente

Um verdadeiro profissional de vendas sabe que sua prioridade não é vender a qualquer custo, é ajudar o cliente. Mostre a ele como usar o equipamento e, se a roupa não ficar bem na cliente, diga a verdade. Inverta sua maneira de pensar. Não é que você está precisando do dinheiro dos seus prospects. São eles que necessitam de sua ajuda.

Bala na agulha

É muito comum os vendedores cometerem erros na hora de calcular o poder de compra daquele cliente. Algumas dicas para você:

1. Descubra se existem outros influenciadores. Aquele prospect pode ser o presidente da empresa, mas isso não significa que ele tenha poder para comprar alguma coisa para a empresa. Algumas vezes, ele não tem poder nem para influenciar o comprador. Pesquise antes.

2. Pergunte, logo de cara, quem decide a compra. Perca o medo de ofender alguém e vá atrás daquele que realmente decide a compra. Ficar perdendo tempo com o “sub do sub do sub” não leva a nada.

E-mail a e-mail

Muitas vezes você envia uma informação relevante a seu cliente: textos, números, descrição do produto, etc. Você pode fazer esse simples e-mail se transformar em uma propaganda: simplesmente coloque no final, em destaque, seu nome, e-mail e telefone e uma mensagem incentivando seu cliente a enviar aquele e-mail para outras pessoas que possam o considerar útil.

Comece o ano com sucesso

Todos correm atrás dele, mas é difícil definir o que é sucesso. Do que ele é feito, por que ele acontece. Mas certamente, se você quer chegar lá, deve entender os seguintes conceitos:

1. Sua vida lhe pertence

Existem pessoas que passam a maior parte do tempo reclamando do governo, da família, dos amigos, dos inimigos… enfim, todo o universo conspira para que elas não consigam se concentrar no trabalho, para que não consigam desenvolver todo o seu potencial. Acontece que você tem 100% de controle sobre sua vida. Desde que você queira, tem total possibilidade de controlar seus pensamentos e ações. Se você quiser ser bem-sucedido, pense primeiro em ser bem-sucedido. Descubra que a única pessoa que pode colocar um freio no seu desenvolvimento pessoal e profissional é você mesmo.

2. Pague o preço para ser o chefe

Do céu só cai chuva e avião sem combustível. É preciso pagar o preço do sucesso. E o preço, muitas vezes, passa por terríveis sacrifícios pessoais, em que as pessoas precisam abrir mão de uma série de confortos e comodidades, além de batalhar alucinadamente.

3. Não perca o foco

Durante todos os momentos do dia, infinitas tentações são colocadas em seu caminho. Somente uma disciplina rígida e um rigor total impedem que você se deixe seduzir e perca o foco de sua ação. Uma vez mais, persistir no foco implica em sacrifícios.

4. Seja um especialista

O mínimo que você pode ambicionar é ser o melhor em seu campo de atuação. Para ter a chance de ser o melhor, você precisa dedicar toda a sua inteligência, esforço físico e todos os demais recursos nesse sentido.

Aumentando o moral

Uma equipe feliz vende mais, não há novidade nisso. Algumas dicas para levantar o moral dos vendedores:

1. Marque uma reunião para o final do dia em que o único item na agenda seja pipoca e refrigerante.

2. Faça uma troca de frases motivadoras. Peça a cada vendedor para apresentar sua frase preferida e ouvir as de seus colegas.

3. Experimente dizer “obrigado” mais vezes do que você normalmente diz.

4. Caso seus vendedores tenham filhos pequenos, peça que perguntem a gurizada o que seus pais fazem. Algumas respostas vão ser engraçadas, outras farão pensar.

Mostre-se

Uma das melhores maneiras de espantar qualquer crise que apareça no seu caminho é mostrar o que você faz. Há um antigo ditado que diz: “Quem é visto é lembrado”. 

Publicado por – Redação VendaMais

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