Fofoca no ambiente de trabalho incomoda os funcionários

Uma pesquisa feita com trabalhadores mostra que para 51% deles a pior situação já enfrentada no ambiente corporativo foi motivada por fofoca. Em seguida, com 49%, está a falta de reconhecimento do chefe e o roubo de projetos e ideias, com 47%.

O consultor em gestão de carreira, Rafael Souto, orienta como agir nessas situações:

Fofocas

“Quem vai para o conflito normalmente gasta uma energia muito grande e acaba não resolvendo, porque quem faz a fofoca nega. Ela não vai assumir e você fica em uma situação de desconforto. Melhor é mostrar o trabalho, lutar pelo reconhecimento e ter a cautela com as pessoas que você não tem confiança”.

Roubo de ideias

“Na medida que você compartilha a ideia, tenha consciência de que está abrindo o projeto e alguém pode se sentir tão dono quanto você. O melhor é apresentar o projeto completo direto para o seu chefe. Se o chefe te ignora, converse com ele sobre isso e dizer que você sente que aparece pouco na proporção do que você gera. Outro caminho é, se você sentir que isso seja uma prática da organização, talvez seja hora de mudar”.

Falta de reconhecimento

“Uma carreira bem sucedida não é uma soma de ideias e sim uma soma de projetos realizados. Então, não se sinta frustrado, participe do projeto, faça acontecer. Se você teve a ideia, você tem muito interesse e conhecimento para fazer o projeto andar”.

“As pessoas que mais conseguem crescimento profissional aprendem a lidar com esse ambiente político. Ela aprendem a lidar com esse contexto e vão organizando seus trabalhos, projetos, algumas perdas, fofocas e lidam com isso de maneira positiva”.

Veruska DonatoSão Paulo

Anúncios
Esse post foi publicado em Saiba Mais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s