Lumen-Energia solar para aquecer a água do chuveiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Casas construídas pela Lumen Construtora para o programa Minha Casa Minha Vida 2, em Rondonópolis,terão aquecedor solar

 Anderson Pinho

Assessoria/Lumen

 A energia solar vai permitir que 499 famílias de Rondonópolis (município distante a 214 km ao sul de Cuiabá) façam economia no orçamento doméstico e ainda estimular práticas sustentáveis dentro de casa. A Lumen Construtora é a empresa executora de um projeto-piloto do programa Minha Casa Minha Vida 2, da Caixa Econômica Federal (CEF), que terá unidades habitacionais com aquecedor solar pela primeira vez em Mato Grosso. As unidades em construção atenderão famílias de baixa renda ou que vivem em áreas de risco com renda inferior a três salários mínimos.

“Através de um equipamento, que permitirá o aquecimento da água, essas famílias terão a oportunidade de ter água quente no chuveiro, sem precisar fazer o uso da energia elétrica. Isso significa que elas poderão utilizar de um recurso natural abundante em nossa região, que tem sol praticamente o ano todo, sem precisar gastar mais nada por isso”, avalia o gerente administrativo da Lumen, Gustavo Caetano Miranda. A título de comparação, um chuveiro elétrico cuja potência é de 3,5 watts usado por 40 minutos diariamente terá consumido, em 30 dias, o correspondente a 70 kW/h.

Segundo o dirigente da Lumen, a construção de casas populares com aquecedor solar passou a ser uma exigência dos projetos habitacionais atendidos pelo Minha Casa Minha Vida 2, cujas unidades também passam a contar com uma estrutura mais moderna e reforçada, tais como piso cerâmico, azulejo nos banheiros e na cozinha, além de acessibilidade para cadeirantes. Gustavo Miranda explica que as características climatológicas de Rondonópolis fizeram com que o município fosse escolhido para ser o piloto do padrão dos imóveis na segunda fase do programa.

As casas dotadas de aquecedor sol em construção pertencem ao Residencial “João Antonio Fagundes”, localizado no bairro Estrela D’alva.  Os aquecedores são instalados no telhado das unidades habitacionais. As casas têm terreno de 200 metros quadrados, divididos em imóveis de dois tamanhos: uma de 36,3 metros quadrados de área construída e outra de 41,4 metros quadrados, sendo esta última destinada a Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). Um total de 15 unidades do novo residencial, o correspondente a 3% dos imóveis, será destinado a pessoas com algum grau de deficiência física. Essas casas apresentam portas mais largas nos cômodos e barras de segurança nos banheiros, rampa, dentre outras características.

Gustavo lembra que desde que a Lumen iniciou suas atividades quase 8 mil unidades habitacionais já foram construídas, entre as do Minha Casa Minha Vida e de outras modalidades de contrato. “Nossa construtora é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e procuramos, em nosso canteiro de obras, a adoção de práticas sustentáveis que minimizem qualquer intervenção no cenário natural, assim como buscamos o reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil, evitando sujeira e desperdício”, destaca.

Até o mês de novembro de 2011, a Lumen fez a entrega de 1.831 casas em Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres, resultado de programas dos governos federal, estadual ou municipal. A empresa também já iniciou as obras para a construção de outras 1.680 moradias na Capital, em Rondonópolis e em Jaciara. Os prazos de entrega das obras variam de janeiro a novembro de 2012 e, até o fim do próximo ano, estão previstas 2,5 mil unidades entregues.

A empresa – A Lumen Consultoria, Construção e Comércio LTDA é uma das empresas mais atuantes do segmento em operação no Estado. Fundada há 15 anos, ela é destaque nas áreas da construção civil, saneamento básico, terraplanagem e pavimentação urbana.  O compromisso com a qualidade do serviço prestado e dos produtos utilizados faz com que a Lumen seja reconhecida por sua excelência na execução de obras e projetos. Por isso, ela possui a certificação ISO 9001:2008 e o nível A do Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade no Habitat (PBPQH).

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s